Todos os dias, você vai para a sua empresa e começa simplesmente a vender. No piloto automático, você vende durante o mês e depois simplesmente “reza” para que o resultado tenha sido positivo. Mas ao invés de só rezar, não seria mais eficaz se soubesse quanto é necessário vender, ou seja, o ponto de equilíbrio do negócio? Realmente, acredito que sim. Mas infelizmente o que acabei de descrever acima, é o retrato da grande maioria dos pequenos negócios. Por falta de conhecimento e planejamento, muitos empresários acabam se estressando e pior, não entendendo o porque do negócio estar indo de mal a pior.
Por isso, é importante que você domine a gestão financeira. É lá que encontrará muitas respostas para os problemas que podem estar assolando a sua empresa.
E nada melhor do que começar pelo ponto no qual receitas e despesas se equilibram, não é mesmo? A esse local mágico, chamamos de Ponto de Equilíbrio.
O que é ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio é o momento em que a empresa se equilibra financeiramente. Essa informação é importante para que a empresa possa identificar o nível mínimo de atividade em que o negócio pode operar.
Todas as medidas do ponto de equilíbrio possuem um objetivo semelhante: saber de um modo geral quanto devemos vender para não termos prejuízo.
Existem diversas medidas para o ponto de equilíbrio. Vejamos os principais:
Ponto de Equilíbrio Contábil
O ponto de equilíbrio contábil é o mais comum e utilizado quando se fala em calcular este índice. Ele é calculado da seguinte forma:
PEC Quantidade = Gastos Fixos / Margem de Contribuição
Ex: A empresa X possui as seguintes informações referentes ao produto Z:
Gastos Fixos ( Custos + Despesas Fixas) = R$ 15.000,00
Margem de Contribuição = R$ 50 (30%)
PEC em Unidades
PEC = 15.000/50 = 300 unidades
PEC em valores monetários
Aqui, usaremos para o cálculo, a margem de contribuição em %
PEC = 10.000/0,3 = R$ 50.000
Isso significa que a empresa precisa vender 300 unidades de seu produto, faturando R$ 50.000, para chegar ao ponto de equilíbrio e pagar todos seus custos e despesas. A partir deste ponto, cada produto que for vendido vai contribuir para o acúmulo de recursos, ou seja, para o lucro do negócio.
Ponto de Equilíbrio Financeiro
Neste modelo, acrescentamos à equação a variável das despesas financeiras e a depreciação. Dessa forma, podemos entender quanto é necessário vender para equilibrar a empresa.
PEF Quantidade = ((Custos Fixos – Depreciação) + Despesas Financeiras) / Margem de Contribuição
Ex: A empresa X possui as seguintes informações referentes ao produto Z:
Gastos Fixos ( Custos + Despesas Fixas) = R$ 15.000,00
Depreciação = R$ 700
Despesas Financeiras = R$ 1.000,00
Margem de Contribuição = R$ 50 (30%)
PEF em Unidades
PEF = (15.000 – 700) + 1.000/50 = 306 unidades
PEF em valores monetários
Aqui, usaremos para o cálculo, a margem de contribuição em %
PEF = (15.000 – 700) + 1.000/0,3 = R$ 51.000
Isso significa que a empresa precisa vender 306 unidades de seu produto, faturando R$ 51.000, para chegar ao ponto de equilíbrio e pagar todos seus custos e despesas. A partir deste ponto, cada produto que for vendido vai contribuir para o acúmulo de recursos, ou seja, para o lucro do negócio.
Ponto de equilíbrio econômico
Use esse cálculo caso você queira saber quanto é necessário vender para atingir um determinado valor de lucro desejado.
PEE Quantidade = Gastos Fixos + Lucro Desejado / Margem de Contribuição
Ex: A empresa X possui as seguintes informações referentes ao produto Z:
Gastos Fixos ( Custos + Despesas Fixas) = R$ 15.000,00
Lucro Desejado = R$ 1.500
Margem de Contribuição = R$ 50 (30%)
PEE em Unidades
PEE = 15.000+1.500/50 = 330 UNIDADES
PEE em valores monetários
Aqui, usaremos para o cálculo, a margem de contribuição em %
PEE = 15.000+1.500/0,3 = R$ 55.000
Isso significa que a empresa precisa vender 330 unidades de seu produto, faturando R$ 55.000, para chegar ao ponto de equilíbrio e pagar todos seus custos e despesas. A partir deste ponto, cada produto que for vendido vai contribuir para o acúmulo de recursos, ou seja, para o lucro do negócio.
Como usar o ponto de equilíbrio?
O ponto de equilíbrio além de ser um indicador vital para qualquer empresa no que diz respeito a entender onde receitas e despesas se equilibram, também pode ser usado como uma meta para a gestão da empresa.
As metas são ferramentas eficientes para se chegar aos objetivos. Gestores podem alinhar com os colaboradores algo em comum que todos devem buscar, criando uma conscientização em torno da importância desse objetivo, que neste caso, é o ponto de equilíbrio.
Ofereça algum tipo de “premiação” caso essa meta seja batida. Assim, você conseguirá engajar os seus colaboradores nesse objetivo. Mas lembre-se que para determinar o ponto de equilíbrio como meta, é aconselhável utilizar o ponto de equilíbrio econômico. Afinal, não basta apenas equilibrar receitas e despesas, é preciso e desejável obter lucro.
Por: Decio Muniz
Fonte: Administradores
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